top of page

Indústria do Amanhã - Junho

  • Foto do escritor: Gabriela Duarte
    Gabriela Duarte
  • 5 de jun.
  • 3 min de leitura

Maio de 2025 - Por Gabriela Duarte


[reflexões industriais]

IT + OT: convergir para evoluir


Atualmente uma pergunta torna-se indispensável: será que a sua empresa realmente está imersa no entendimento do impacto da convergência entre IT e OT? Integrar tecnologia da informação com tecnologia operacional transforma o presente e molda o futuro da indústria, indo para um plano muito além de dashboards ou sensores e centralizando essa necessidade em inteligência conectada, decidindo em tempo real com base em dados reais.


Por meio de fábricas inteligentes, linhas de produção automatizadas e muitos outros fatores, estamos vivendo um processo de transição. Mas, como observa Bruna Tiemi, Digital Transformation Manager na Accenture Brasil, essa transformação muitas vezes esbarra na fragmentação entre áreas. Enquanto a tecnologia avança, ainda há quem trate IT e OT como estruturas isoladas, comprometendo o potencial dos investimentos feitos. “É preciso quebrar os elos da cadeia e tratar a informação de forma integrada para que ela gere valor em todos os níveis da organização”, afirma.


Assim, convergir IT e OT exige, evidentemente, muito mais do que a implementação de sistemas, precisando de uma mudança estrutural e cultural. Bruna destaca, ainda, que empresas de grande porte enfrentam barreiras relacionadas à gestão da mudança no que se refere a cultura, enquanto as de pequeno e médio porte passam por desafios técnicos e financeiros, precisando ajustar questões pendentes da terceira revolução, para só então migrar para os conceitos abordados. Em ambos os casos, o ponto comum é a ausência de um plano claro e escalável de transformação, o que torna a jornada mais arriscada e menos eficaz.


Na prática, o impacto da integração já é visível. Em um case liderado pela Accenture, uma empresa industrial com faturamento superior a 8 bilhões de dólares integrou mais de 70 bases de dados em uma única plataforma inteligente, conectando chão de fábrica, cadeia de suprimentos e decisões estratégicas. O resultado? Uma economia estimada de 40 milhões de dólares em apenas três anos. Esse é o poder da convergência aplicada.


Por fim, estima-se que 90% das organizações estejam passando por algum tipo de transformação digital, segundo a McKinsey. A pergunta, então, não é se sua empresa vai aderir, mas sim se ela vai liderar esse cenário de transformação. Porque, diante da convergência inevitável entre IT e OT, não basta acompanhar: é preciso estar pronto para evoluir e entender o impacto disso na sua organização.


[carreiras inspiradoras na indústria]

Bruna Tiemi: Tecnologia com propósito na indústria

Foto: Acervo Pessoal Bruna Tiemi
Foto: Acervo Pessoal Bruna Tiemi

Bruna é engenheira de Produção e hoje Digital Transformation Manager na Accenture Brasil. Ela iniciou sua trajetória ainda no ensino médio integrado ao técnico, quando teve o primeiro contato com temas como Lean Manufacturing e Six Sigma. Relata ser apaixonada pela lógica da produção, passando por estágios em empresas como Bartira e Mercedes-Benz, onde acompanhou de perto a chegada de novos produtos e tecnologias no chão de fábrica.

Foi na Mercedes que viveu um dos momentos mais marcantes da carreira: “Apresentei um piloto de robótica colaborativa para o presidente da Alemanha e da Mercedes Brasil. Tinha poucos minutos para tudo funcionar, não dependia só de mim, mas dos robôs também. Foi ali que aprendi o peso real da responsabilidade.”

Depois de mais de três anos na indústria automotiva, migrou para a consultoria, onde ampliou sua visão ao atuar em diferentes setores (como cosméticos, bebidas e alimentos) sempre com foco em projetos de transformação digital.

Para Bruna, tecnologia sem escuta não gera resultado: “A gente não pode ser orientado à tecnologia. Tem que ser orientado ao problema. E quem entende o problema são as pessoas.” Deixando claro o seu interesse em mesclar a cultura organizacional com a tecnologia.

 
 
 

Comments


bottom of page