Indústria do Amanhã - Julho
- Gabriela Duarte
- 7 de jul.
- 2 min de leitura

Julho de 2025 - Por Gabriela Duarte
[reflexões industriais]
O futuro é elétrico e já começou
Como a engenharia brasileira está conduzindo a transformação da mobilidade sustentável.
Sustentabilidade industrial não é mais tendência, é rota.E, no Brasil, esse caminho está sendo desenhado por engenheiros, engenheiras e desenvolvedores locais que vêm se capacitando e buscando desenvolver tecnologias que atendam nosso mercado.
Parece o futuro? Já é presente.
Imagine um caminhão que não emite CO₂. Ou um ônibus. Um caminhão movido a gás renovável. Uma fábrica com energia limpa e software conectado em tempo real. Veículos com abastecimentos com 100% biodiesel (B100) ou com mistura com o chamado diesel verde, o HVO, ambos de fontes renováveis. É isso que está rodando na Volkswagen Caminhões e Ônibus, com soluções desenvolvidas no Brasil, por profissionais brasileiros.
Da ideia à estrada sem escalas
Corta para 2021...
Nasce o e-Delivery:
O primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido no Brasil.
Autonomia de até 250 km, sistema de regeneração de energia que reaproveita energia de frenagem e estende a autonomia) e fabricação conectada com a plataforma digital RIO, uma plataforma de serviços digitais que permite a gestão inteligente de frotas, que acompanha todo o ciclo de vida do veículo

Já em 2024...
Surge o protótipo do Constellation Biometano — movido a gás renovável, com potencial de reduzir até 90% das emissões de CO₂.Já em testes em 2025.Cada etapa nasceu no Centro Mundial de Engenharia de Desenvolvimento da marca em Resende (RJ) — um fato raro, já que, em multinacionais, o desenvolvimento costuma vir pronto de outros países.
Inovação sustentável com tração nacional
• 100% da fábrica de Resende já opera com energia renovável certificada
• Centro de Distribuição em Vinhedo: 100% movido a energia limpa
• O e-Delivery evita até 13 toneladas de CO₂e/ano por veículo
• Clientes como Ambev participaram do co-desenvolvimento do produto
Sustentabilidade que vem de dentro, com voz brasileira e feminina
No programa Um Toque de Tech, da série Industry4Her, a vice-presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Livia Simões, destaca:
“Sustentabilidade não é só tecnologia. É cultura, é decisão estratégica.”É por isso que, além do produto, o foco está nas pessoas. O desenvolvimento local, a cultura de inovação e os programas de equidade reforçam que a transição energética também é feita de dentro para fora. E precisa ser inclusiva e construída com múltiplas frentes. É por isso que a VWCO investe em diferentes ações de qualificação como o próprio Industry4Her ou na criação de uma pós-graduação in company dedicada à eletromobilidade e ao desenvolvimento de veículos autônomos.
Expande também o alcance com iniciativas junto à comunidade, como o programa Formare, voltado à formação de jovens carentes em início de formação profissional; ou a CodeSchool que busca capacitar em programação com uma seleção diversa de participantes; além de um curso destinado a preparar mão de obra para futuras oportunidades na linha de produção e impactar na qualidade de vida, beneficiando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região. Tudo isso com uma visão clara: a tecnologia e o conhecimento brasileiros são grandes aliados no desenvolvimento de soluções de sustentabilidade.